Significado de Teia Alimentar

Compartilhar no Facebook

O que é Teia Alimentar:

Teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares ligadas entre si. É também chamada de rede alimentar. A teia alimentar representa as muitas relações entre os organismos de um ecossistema.

Teia AlimentarEcossistema é o local ou meio ambiente em que se desenvolvem relações mútuas entre todos os seres que nele habita.

Um mesmo ser vivo inserido em um ecossistema pode pertencer a diferentes cadeias alimentares, exercendo diferentes papéis. Pode alimentar outro ser vivo ou servir de alimento. Nesse processo, as cadeias alimentares acabam por se encontrar e formar uma teia alimentar.

Cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que se dividem em produtores, consumidores e decompositores. Na sequência alimentar, os seres vivos se alimentam daqueles que os antecedem na cadeia, para depois serem comidos por aqueles que estão a seguir, de acordo com a hierarquia.

O ciclo da cadeia alimentar se inicia com os seres vivos produtores, que são representados pelas plantas, algas, e por alguns tipos de bactérias e protozoários. Os consumidores primários se alimentam dos produtores. A seguir vem os consumidores secundários (que se alimentam dos consumidores primários), e os consumidores terciários (que se alimentam dos consumidores secundários). Os decompositores são as bactérias e fungos que devolvem à cadeia alimentar a matéria decomposta necessária para a alimentação dos produtores, fechando o ciclo.

O significado de Teia Alimentar está na categoria: Geral