Significado de Temperatura

Compartilhar no Facebook

O que é Temperatura:

Temperatura é uma medida estatística do nível de agitação entre moléculas, relacionado com o deslocamento da energia cinética de um átomo ou molécula. Em Física, a temperatura está relacionada com a energia interna de um sistema termodinâmico.

A temperatura costuma ser medida por um termômetro e indica o grau de intensidade do calor em um determinado território. A temperatura atmosférica da Terra é resultado das ondas electromagnéticas que vêm do Sol. A variação de temperatura dependem de vários fatores, como o vento, a umidade do ar, a latitude, o ângulo de incidência do raio solar na superfície terrestre, etc. A temperatura revelada em registros meteorológicos é medida por termômetros que não estão expostos diretamente aos raios solares. Essa é conhecida como temperatura na sombra.

A noção de calor é várias vezes erradamente associada a uma maior temperatura, enquanto a noção de frio está associada a uma menor temperatura. Apesar disso, o calor consiste na energia térmica que transista de um corpo com maior temperatura para outro de menor temperatura. Esse é um processo efêmero que termina quando os dois corpos em questão atingem o equilíbrio térmico.

Um ambiente que apresenta uma temperatura de 40 graus transmite a sensação de calor. Quanto menor o grau de temperatura apresentado, mais frio estará o ambiente.

Popularmente, dizer que uma pessoa "está com temperatura" indica que está com febre. A temperatura normal do corpo humano varia entre 36 e 37,5°C. Um aumento desses valores indica que a temperatura corporal se elevou provocando febre, que em geral é a resposta do corpo a uma doença.

No sentido figurado, a temperatura indica o grau de tensão ou conflito em determinado momento de uma atividade, por exemplo, a temperatura política.

O significado de Temperatura está na categoria: Geral