Significado de Tempo

Compartilhar no Facebook

O que é Tempo:

Tempo é a duração dos fatos, é o que determina os momentos, os períodos, as épocas, as horas, os dias, as semanas, os séculos etc. A palavra tempo pode ter vários significados diferentes, dependendo do contexto em que é empregada.

A expressão "a tempo", significa que o fato está acontecendo no momento oportuno, na ocasião certa.

"O tempo" é o momento atmosférico, é a definição do clima e das estações do ano. "Fechar o tempo", é escurecer e ameaçar chover. No Brasil, a expressão "desabar o tempo", é chover torrencialmente.

Greenwich Mean Time (GMT), em português, Tempo Médio de Greenwich, se refere ao meridiano de Greenwich, que serve de referência para se calcular as longitudes e estabelecer os fusos horáros.

"Tempo musical", é cada uma das partes completas de uma peça musical, em que o andamento muda. É a duração de cada parte do compasso.

"Tempo verbal", é a flexão indicativa do momento a que se refere o estado ou a ação dos verbos. É o passado, presente ou futuro.

"Matar o tempo" é uma expressão usada no momento da distração, do divertimento. "Ter tempo"´, é estar livre, sem pressa, disponível. "Perder tempo", é usá-lo em coisas inúteis, onde não se espera bons resultados. "No meu tempo", é quando nos referimos a um momento da nossa vida, diante de um fato acontecido no passado. "Dar um tempo" ou "pedir um tempo", é solicitar um momento, é pedir uma pausa em qualquer atividade.

"Tempo de percurso", é o tempo gasto para se percorrer determinada distância. Em física, esse tempo é calculado tomando-se como referência, a distância percorrida e a velocidade do objeto.

"Tempo de trabalho", é o período de tempo diário, em que o trabalhador está a disposição de uma  empresa, é a sua jornada de trabalho.

As expressões populares,  "no tempo do onça", "no tempo do rei velho" ou ainda "no tempo dos Afonsinhos", significam algo antiquado, muito antigo ou em época muito afastada.

O significado de Tempo está na categoria: Geral