O que é o tempo

Tempo é a duração de fatos. É a maneira como contabilizamos os momentos, seja em horas, dias, semanas, séculos, etc. No cotidiano, o uso da palavra é basicamente empregado para determinar a duração dos acontecimentos. Entretanto, o tempo também é uma grandeza física, considerado uma das dimensões do universo.

O tempo na Física

O tempo é uma dimensão do universo em que vivemos. Sendo, mais especificamente, a quarta dimensão. Na chamada física clássica, o universo seria composto por três dimensões, entretanto, a física moderna mostra o universo com quatro dimensões, três dimensões de espaço e a quarta, de tempo.

Portanto, na física moderna, o espaço e o tempo não são completamente diferentes. Ao contrário, estão profundamente ligados, criando-se a denominação "espaço-tempo" para demostrar como são indissociáveis.

A passagem do tempo pode ser percebida pelos humanos de forma bastante subjetiva. Enquanto se pode ter a impressão de que um ano passou rapidamente, algumas horas em um lugar monótono pode parecer uma eternidade.

Apesar dessa sensação da passagem do tempo relativa ser causada for fatores psicológicos e neurológicos, fisicamente, o tempo também é considerado relativo. Ele varia conforme a velocidade e gravidade de quem observa determinado fenômeno.

Por exemplo: o tempo passaria mais devagar para alguém em alta velocidade e em um ambiente de muita gravidade, se comparado com uma pessoa parada ou em baixa velocidade e em um lugar com menos gravidade.

Na verdade, o tempo não passa mais devagar, ele se dilata. Esse fenômeno é chamado de dilatação temporal. A sensação de passagem do tempo seria a mesma para as duas pessoas, mas quando comparados, a diferença de tempo seria visível.

Teoria da Relatividade Geral do Tempo

A Relatividade Geral do Tempo é a principal teoria da física moderna sobre a variabilidade do tempo. Criada por Albert Einstein, afirma que o universo é formado por quatro dimensões (três de espaço e uma do tempo), que o espaço-tempo são indissociáveis e que espaço-tempo é deformado pela presença de matéria.

O Primeiro Princípio da Relatividade afirma que dois observadores que se movam em velocidades contantes em relação um ao outro, concordam nos resultados de todos os experimentos físicos. O que esse princípio diz é que a velocidade é variável, ou seja, não há um experimento que possa simplesmente definir a velocidade, a velocidade é sempre dada quando comparada com outro objeto ou pessoa.

O Segundo Princípio da Relatividade diz que a velocidade da luz no vácuo é absoluta e constante. Ou seja, não depende da fonte, nem do observador ou de comparação. A velocidade da luz no vácuo é de 299.792.458 metros/s.

Os princípios da relatividade explicam que enquanto o tempo e distância são variáveis (relativos), a velocidade da luz é absoluta. O tempo e a distância seriam relativos justamente para que a velocidade da luz fosse uma constante, ou seja, o espaço e o tempo se dilatam para manter a velocidade da luz constante. A fórmula da velocidade da luz explica que:

Velocidade da luz = distância / tempo

ou seja

299.792.458 = distância / tempo

Outro fator, além da velocidade da luz, que faria com que o tempo se dilatasse é a gravidade. O tempo é afetado pela matéria (e sua gravidade), pois a força gravitacional distorce o "tecido" do espaço-tempo. Por exemplo, em um planeta com a gravidade mais forte que da Terra, como Júpiter, o tempo passa mais devagar.

Veja também:

Outros conteúdos que podem interessar