Teoria da conspiração: o que é, significado

Igor Alves
Revisão por Igor Alves
Professor de Língua Portuguesa

Teoria da conspiração é qualquer forma de tentar entender ou explicar algo tendo como princípio que a sua natureza é secreta e parte de um plano conspiratório.

As teorias da conspiração podem ser compreendidas como uma tentativa de explicar algo que, até então, não tem explicação.

Normalmente, fazem referências a momentos históricos importantes da humanidade ou eventos contemporâneos. Esses fatos estariam interligados aos interesses de conspiradores poderosos e maquiavélicos, comandadas por “sociedades secretas”, por exemplo.

As principais teorias da conspiração existentes na cultura popular estão relacionadas às sociedades secretas. Proliferam histórias que alegam serem estas organizações constituídas para controlar governos, cujos líderes seriam seres extraterrestres ou seres humanos com poderes paranormais, etc.

As teorias alegam que esses grupos secretos estariam comandando todo o planeta e a vida que nele habita por vários modos, como mensagens subliminares, por exemplo.

Existem inúmeras teorias da conspiração espalhadas por todo o mundo e, com o advento da internet, essas informações tornaram-se ainda mais massificadas e “criativas”.

As teorias da conspiração, também conhecidas por "conspiracionismo", tentam “explicar” quase todos os acontecimentos da humanidade. Desde a existência dos Illuminati — um grupo secreto cujo objetivo é dominar o mundo —, até a ideia de que Michael Jackson ainda está vivo.

De um ponto de vista crítico, as teorias da conspiração são geralmente desacreditadas e ridicularizadas, devido à falta de provas concretas e científicas sobre o assunto em questão.

Ver também:

Igor Alves
Revisão por Igor Alves
Educador desde 2009, professor de Língua Portuguesa licenciado pela Universidade Federal do Pará. Criador de conteúdos online desde 2021.
Outros conteúdos que podem interessar