Significado de Terraplanagem

Compartilhar no Facebook

O que é Terraplanagem:

Terraplanagem é um termo menos usual para se referir à terraplenagem, que significa ato ou efeito de terraplenar, encher de terra os vãos de um terreno para ele ficar plano. Consiste em uma técnica usada no âmbito da construção.

Ester termo, que está relacionado com a construção civil, remete para processos de aplanar ou alisar um determinado terreno, onde muitas vezes terra em excesso é removida para lugares onde há menos terra. Este processo é muito comum em diversas construções. Terrapleno é um terreno a que se encheu uma depressão ou cavidade, ficando plano.

Em muitas circunstâncias, terraplanagem consta em alguns dicionários como um sinônimo de terraplenagem, mas é aconselhável a utilização do termo terraplenagem, que surgiu primeiro. Apesar disso, algumas pessoas afirmam que existe uma diferença entre as duas palavras, sendo que terraplanagem é só tornar um terreno plano, sem utilizar terra de outro lugar, o que acontece no caso da terraplenagem.

Os primeiros serviços de terraplanagem foram efetuados pelos babilônios e egípcios. Nos dias de hoje, a terraplenagem é utilizada em projetos de topografia (como barragens, prédios, aeroportos, etc.) e é efetuada por máquinas eficientes.

O significado de Terraplanagem está na categoria: Geral