O que é um Terremoto (sismo)

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

Terremoto ou sismo é um termo do Latim “terrae motu” que significa “movimento da terra”.

O terremoto é um fenômeno natural caracterizado por um tremor de terra resultante de fatores como movimento de placas tectônicas (blocos que formam a crosta terrestre), falhas geológicas, ou atividade vulcânica.

Os terremotos também são chamados de abalos sísmicos ou tremores de terra. Um abalo sísmico acontece devido à dinâmica interna da Terra, liberando rapidamente grandes quantidades de energia e produzindo vibrações que se propagam por toda a Terra.

Como acontece um terremoto

Ilustração sobre terremotos, mostrando o movimento de placas tectônicas.
Movimento de placas tectônicas abaixo da superfície terrestre gera abalos sísmicos.

A superfície da Terra é formada por placas tectônicas. Essas placas estão sobre a lava presente no centro do planeta, e realizam movimentos, aproximando-se ou afastando-se uma das outras. Ao fazerem esses movimentos provocam terremotos.

Estes movimentos terrestres são registrados e estudados em estações sismológicas, através da utilização de instrumentos como o sismógrafo, por exemplo. Estas estações tentam prever o acontecimento de terremotos, tendo em conta os distúrbios geofísicos verificados.

Alguns termos relacionados com terremotos são: hipocentro (ou foco real), onde é originado o movimento, e epicentro, a parte da superfície da crosta terrestre afetada de forma mais intensa.

Dependendo da sua magnitude e intensidade, um terremoto pode provocar consequências catastróficas em zonas habitadas. Um terremoto de elevada magnitude pode destruir prédios, pontes, ruas, estradas, etc.

Os fracos abalos sísmicos ou microterremotos ocorrem diariamente em todo o mundo, mas não são sentidos devido à baixa magnitude.

A magnitude de um sismo é quantidade de energia liberada no hipocentro, normalmente medida através das escalas logarítmicas de Richter ou Magnitude de Momento (MMS).

Quando a magnitude atinge valores superiores a 6 graus, os efeitos dos terremotos podem ser destrutivos em lugares habitados. O terremoto de magnitude mais elevada registrado foi de 9.5 graus, no Chile, em 1960.

Já a intensidade mede qualitativamente as consequências do terremoto na superfície terrestre. A Escala de Mercalli Modificada é a mais utilizada e varia a intensidade de I a XII graus.

Os sismos que acontecem sob os oceanos provocam os tsunamis. Dependendo do volume de água e energia deslocados, os tsunamis podem causar a devastação de uma região.

Terremotos no Brasil

Mapa do mundo mostrando a localização das placas tectônicas.
Divisão das placas tectônicas por todo o mundo.

Terremotos são raros no Brasil. Isso acontece porque o Brasil está localizado praticamente no centro de uma placa tectônica, a placa Sul-Americana. As áreas que estão próximas dos limites das placas são mais propensas a sofrerem com sismos.

As regiões do planeta Terra onde a ocorrência de terremotos é maior são a Itália, o Cazaquistão, o Usbequistão, a Grécia, a Turquia, o Irã, a China, o Japão (particularmente a zona conhecida como Círculo de Fogo do Pacífico), a Califórnia e a costa ocidental da América do Sul.

Veja também o que são placas tectônicas.

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar