Significado de Tipologia

Compartilhar no Facebook

O que é Tipologia:

Tipologia é a ciência que estuda os tipos, diferença intuitiva e conceptual de formas de modelo ou básicas. A tipologia é muito usada a nível de estudos sistemáticos, para definir diferentes categorias.

Este é um termo que pode abranger várias áreas, porque várias ciências e áreas de conhecimento necessitam de um método de categorização. Tipologia pode estar relacionada com tipografia, teologia, arquitetura, arqueologia, psicologia, entre várias outras.

Na arqueologia, a tipologia é um método científico que estuda os diversos utensílios e outros objetos (cerâmicas, peças de metal, indústrias lítica e óssea, etc.) encontrados nas escavações, e que os agrupa e classifica segundo as suas características quantitativas (medidas) e qualitativas (morfologia, matéria-prima, técnicas de fabrico, etc.), com vista à sua repartição em classes definidas por tipos modelo.

A tipologia é também um ramo da psicologia, semelhante à psicologia diferencial, que estuda a relação entre constituição corporal e temperamento. As tipologias mais usadas são a de Kretschmer (1921), que estuda as correlações entre tipos somáticos e doenças mentais, e a de Sheldon (1927), que distingue três tipos corporais.

No âmbito da arquitetura a tipologia consiste no estudo de tipos elementares que podem formar uma norma pertencente à linguagem arquitetônica.

A tipologia paisagística é o estudo do contexto de fatores naturais e econômico-culturais que influem em uma paisagem, com o fim de os classificar por tipos. A unidade básica, não autônoma, de uma campina articulada hierarquicamente é o ecotipo.

Tipologia e tipografia

No contexto das artes gráficas, a tipologia diz respeito ao caráter tipográfico. Assim, a tipologia diz respeito ao tipo ou formato das letras que compõem um texto. Pode dizer respeito ao tipo de letra usado para digitar um texto, por exemplo: times new roman, comic sans, verdana, arial, etc.

Tipologia Bíblica

A tipologia bíblica é uma teoria que afirma que uma pessoa, coisa ou acontecimento do Antigo Testamento tem um sentido simbólico, prefigurando uma realidade que se manifesta no Novo Testamento. Assim, por exemplo, Adão é a figura de Cristo (o novo Adão); o dilúvio representa o batismo; o maná, a eucaristia, etc.

Tipologia e gêneros textuais

A tipologia textual diz respeito à forma como um determinado texto é apresentado. O aspeto tipológico de um texto diz respeito ao propósito com o qual o texto foi escrito. Assim, as diferentes tipologias textuais são: narração, dissertação, descrição, informação e injunção. Muitas vezes a tipologia textual é confundida com gênero textual. Um gênero textual é um exemplo mais específico de uma modalidade discursiva, que tem em si mesmo um aspeto tipológico. Anúncios, crônicas, editoriais, instruções de uso, fábulas, cartas, são apenas alguns exemplos de gêneros textuais.

O significado de Tipologia está na categoria: Geral