Significado de Tirania

Compartilhar no Facebook

O que é Tirania:

O significado de tirania está relacionado com opressão, crueldade e abuso de poder. É um termo que origina do vocábulo grego "turannos" que na Grécia clássica designava um governo ilegítimo, ou seja, teria sido instituído de forma ilegal. Tirano era o nome dado ao representante desse governo. Alguns tiranos gregos atuaram de forma positiva e contribuíram para o progresso de algumas cidades. A evolução da conotação negativa do termo deu-se devido aos tiranos que abusaram do poder.

O conceito moderno de tirania constitui um forma de atuação indesejada tanto na política quanto em outras relações humanas. Na política, o poder de um governo tirânico pode ser comparado ao absolutismo, despotismo ou ditadura. Esse tipo de governo pode acontecer através de uma revolução ou um golpe de estado ou através de eleições democráticas. O sentido negativo será atribuído quando começar a haver restrições à liberdade de expressão, ameaças aos opositores e outros meios de abuso na tentativa de manter o poder.

Outras aplicações do termo tirania prendem-se com o domínio de certas realidades sobre um indivíduo podendo mudar de alguma forma o seu comportamento, por exemplo, a tirania da comunicação, a tirania de uma paixão, a tirania da moda, etc.