Significado de Turnover

Compartilhar no Facebook

O que é Turnover:

Turnover é um termo da língua inglesa que significa "virada"; "renovação"; "reversão" sendo utilizado em diferentes contextos. É um conceito frequentemente utilizado na área de Recursos Humanos (RH) para designar a rotatividade de pessoal em uma organização, ou seja, as entradas e saídas de funcionários em determinado período de tempo.

Na área de RH, o cálculo de turnover tem a função de determinar a percentagem de substituições de funcionários antigos por novos e, consequentemente, analisar a capacidade da empresa em manter os seus colaboradores. Um alto percentual de turnover, dependendo do tipo de atividade da empresa,  é um indicador de que algo está errado, sendo necessária avaliação das causas de incapacidade de retenção do pessoal. As empresas de call center são bastante conhecidas por terem uma alta percentagem de turnover, ou seja, rotatividade de funcionários na empresa.

A fórmula clássica para cálculo do turnover é a seguinte: [(nº de demissões + nº admissões)/2] / nº de funcionários (no último do mês anterior). Depois disso, esse valor é multiplicado por 100 para obter a percentagem.

Turnover também se refere ao volume de negócios de uma empresa em determinado período de tempo ou ainda, à quantidade de ações vendidas no mercado durante um determinado período.

Turnover proteico

O termo Turnover proteico está relacionado com a quantificação de alterações ocorridas em um nutriente durante os processos de síntese e degradação em um certo período de tempo no organismo. O turnover proteico também pode ser visto como um fenômeno onde a síntese e degradação acontecem em simultâneo, havendo a renovação da proteína corporal.  No próprio corpo humano esse duplo efeito deve acontecer, sendo que algumas moléculas que não deveriam formar algum órgão são substituídas por novas moléculas.

São conhecidas várias formas de medir e analisar o turnover proteico, sendo que os mais frequentes são: o modelo dos três compartimentos, o modelo do metabolismo proteico da glicina e o fluxo de aminoácidos.

As seguintes circunstâncias podem causar alterações no turnover de nutrientes: ingestão insuficiente; septicemia, neoplasias; doenças metabólicas; enteropatias (má-absorção, colite, doença de Crohn, doença celíaca); deficiência de eletrólitos, deficiência de vitaminas.

Turnover - basquete e futebol americano

No mundo dos esportes, mais concretamente no basquete e no futebol americano, o termo turnover é usado para descrever a perda da bola de um determinado jogador para o time adversário.

O significado de Turnover está na categoria: Expressões em Inglês