Significado de UFIR

Compartilhar no Facebook

O que é UFIR:

UFIR é a sigla de Unidade Fiscal de Referência, um indexador usado como parâmetro de atualização do saldo devedor dos tributos e de valores relativos a multas e penalidades de qualquer natureza.

A UFIR, criada em 1991, passou a vigorar em janeiro de 1992, época em que a inflação era muito elevada e o indexador corrigiria as parcelas a serem pagas. Até 1994 a atualização da UFIR era diária, para acompanhar a inflação. A partir de setembro de 1994 a atualização passou a ser mensal, em 1995 passou a ser trimestral, em 1996 a correção passou a semestral e a partir de 1997 passou a ser anual.

Embora as leis que disciplinavam a UFIR restringissem o seu uso, o fato é que ela servia como unidade de conta para corrigir diversos outras obrigações, inclusive para correção das dívidas judiciais.

A UFIR foi usada como medida de valor até o ano 2000, quando foi extinta através da medida provisória 1 973-67 de 26 de outubro de 2000.

UFIR - RIO DE JANEIRO

O Rio de Janeiro é o único estado da federação que continua a fazer uso da UFIR. O Decreto nº 27.518 de 28/11/2000 instituiu a Unidade Fiscal de Referência do Estado do Rio de Janeiro (UFIR-RJ) como medida de valor e parâmetro de atualização de tributos e de valores expostos em UFIR, na legislação estadual, assim como relativos a multas e penalidades de qualquer natureza.

O valor na UFIR foi fixado em 1,0641 para os meses de novembro e dezembro de 2000. No mês de janeiro de 2001 o valor da UFIR-RJ foi fixado considerando-se a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2000. A partir de então o índice vem sendo reajustado anualmente pela Secretaria do Estado de Fazenda do Rio de Janeiro.

O significado de UFIR está na categoria: Siglas