Significado de UHT

Compartilhar no Facebook

O que é UHT:

UHT é sigla para “ultra high temperature” que significa temperatura ultra alta. É um processo utilizado para esterilização de alimentos através do aquecimento e, imediatamente a seguir, do resfriamento. É um tipo de pasteurização que acontece de forma muito rápida. A temperatura e tempo de aquecimento dependem do produto.

O produto UHT mais comum é o leite. O leite UHT é submetido a uma elevada temperatura (130°C a 150°C) durante cerca de 2 a 4 segundos, num processo térmico de fluxo contínuo. Após o tempo definido, é imediatamente resfriado a uma temperatura inferior a 32°C e envasado em embalagens hermeticamente fechadas e esterilizadas.

Através desse tratamento térmico é possível diminuir significativamente o número de esporos bacterianos do leite (Bacillus) para que o leite seja armazenado e comercializado sem se estragar. Muitas das propriedades nutritivas do leite também são conservadas. As embalagens estéreis (assépticas) são apropriadas para impedir o desenvolvimento de microorganismos e conservar o valor nutricional. O prazo de validade do leite pasteurizado numa embalagem fechada é de 180 dias. Após abertura, recomenda-se que o produto seja armazenado na geladeira e consumido num prazo de 3 dias para evitar possíveis contaminações.