Significado de Uratos Amorfos

Compartilhar no Facebook

O que são Uratos Amorfos:

Urato amorfo é um tipo de cristal presente na urina, mais concretamente no ácido úrico. Os uratos estão presentes nos cálculos dos rins e da vesícula.

É possível detectar a presença de uratos amorfos através de um exame de urina, que serve para diagnosticar doenças e geralmente solicitados por médicos, para verificar o problema e indicar os medicamentos necessários para conseguir curar o paciente de uma determinada enfermidade.  Os cristais uratos amorfos são formados pela precipitação de sais da urina submetidos a variações de pH, temperatura ou concentração.

A identificação dos cristais é importante na averiguação das doenças hepáticas, e suas subdivisões e até de algumas alterações metabólicas. Para a correta identificação dos cristais é preciso determinar o pH urinário para conhecer o tipo de substância que se encontra precipitado. Os cristais podem ser classificados em normais de urina alcalina e cristais anormais.

O urato amorfo é um cristal normal da urina ácida que é comum nas urinas concentradas e de pH ácido, principalmente após o resfriamento da amostra. Podem ser solubilizados com aquecimento ou por adição de NaOH a 10%.

Quando há grande quantidade de uratos amorfos eles dão ao sedimento uma coloração rosa. O ácido úrico também é um cristal normal da urina ácida, bem como o oxalato de cálcio.

O significado de Uratos Amorfos está na categoria: Geral