Significado de Urim e Tumim

O que é Urim e Tumim:

Urim e Tumim é o nome dado a um processo de adivinhação utilizado pelos antigos israelitas para descobrir a vontade de Deus sobre determinado evento.

É uma expressão proveniente do hebraico e significa “luzes” e “perfeições”.

De acordo com a visão judaica, Urim e Tumim remontam ao Sumo Sacerdote de Israel.

Os cristãos crêem que Urim e Tumim eram duas pedras colocadas no peitoral do Sumo Sacerdote de Israel, contendo em uma face resposta positiva e em outra uma resposta negativa, então fazia-se uma pergunta, jogavam-se as pedras, e de acordo com os lados que caíssem era confirmado uma resposta negativa, positiva ou sem resultados.

Há a possibilidade de essas duas pedras serem apenas um elemento simbólico que representava um dom especial concedido ao Sacerdote.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias crê que Urim e Tumim sejam duas pedras presas em um arco de ouro, o qual o profeta Joseph Smith Jr. utilizou para decifrar e traduzir o texto do Livro de Mórmon.

O sumo-sacerdote do povo de Deus levava sobre o peito estes misteriosos Urim e Tumim, que são palavras plurais em hebraico e significam "as luzes" e "as perfeições”.

A antiga tradição hebraica afirma que o sacerdote usava o Urim e o Tumim, e ao ser positiva a resposta de Deus, luzes sobrenaturais de variadas cores acendiam-se nas doze pedras preciosas, com os nomes das doze tribos de Israel, que se encontravam no peitoral do sacerdote.

Também pode se interessar pelo significado de oráculo. ​

O significado de Urim e Tumim está na categoria: Religião