Significado de USB

Compartilhar no Facebook

O que é USB:

USB LogoUSB é a sigla em inglês de Universal Serial Bus (“Porta Universal”, em português), um tipo de tecnologia que permite a conexão de periféricos sem a necessidade de desligar o computador, além de transmitir e armazenar dados.

Periféricos são aparelhos ou placas que enviam e recebem informação do computador, em ligação ao CPU da máquina.

Os exemplos de mais comuns periféricos são: pendrives, impressoras, digitalizadores, leitores ou gravadores de CDs e DVDs, leitores de cartões, mouses, teclados, webcam e etc.

Atualmente, a maioria desses periféricos são conectados ao computador através de ligação UBS.

As atuais conexões USB são do padrão PnP (Plug and Play ou “Plugar e Usar”, em português), que ajudou a diminuir toda a complicação existente na configuração desses dispositivos, com o objetivo de facilitar a vida do usuário.

O padrão USB foi desenvolvido por um consórcio de empresas em 1995, entre as quais destacam-se: Microsoft, Apple, Hewlett-Packard, NEC, Intel e Agere. No entanto, as primeiras “portas USB” só começaram a ser usadas nos computadores fabricados a partir de 1997.

Foi muito difícil para estas empresas encontrarem um consenso, então as opiniões foram divididas e formaram-se dois grupos distintos: UHCI (Universal Host Controller Interface) apoiado pela Intel, e que transfere parte do processamento do protocolo para o software. 

Já o OHCI (Open Host Controller Interface) apoiado pela Compaq, Microsoft e National Semiconductor, que transferia a maior parte do esforço para o controlador eletrônico.

O símbolo universal do sistema USB é um tridente de Netuno (na mitologia romana era conhecido por ser o deus das águas subterrâneas e submarinas). Teoricamente, as diferentes formas das pontas do tridente – círculo, triângulo e quadrado - representariam as variedades de dispositivos que poderiam ser suportados pela tecnologia USB.

USB 3.0

A primeira versão do USB foi chamada de USB 0.7, lançada em novembro de 1994. Este modelo conseguia atingir uma velocidade máxima de 1,5 MB por segundo de transferência de dados.

Em 2009 foi lançado o USB 3.0, também conhecido por SuperSpeed, que possui capacidade de transferir até 625 MB por segundo.

Atualmente, todos os aparelhos eletrônicos são produzidos para poderem se adequar a tecnologia USB. 

O significado de USB está nas categorias: Tecnologia, Siglas