Significado de Usina nuclear

Compartilhar no Facebook

O que é Usina nuclear:

Usina nuclear é um conjunto de instalações industriais destinadas à produção de eletricidade utilizando energia nuclear. Os materiais radioativos utilizados são sujeitos a uma reação para produzirem calor, sendo que o calor gerado move um alternador que produz energia elétrica. Urânio é na maior parte dos casos, o material utilizado na produção de energia nuclear.

Os reatores nucleares são grandes compartimentos herméticos de resfriamento onde são produzidas grandes quantidades de calor. A produção de material radioativo transforma as usinas em instalações complexas e extremamente perigosas. No entanto, estão envolvidas por elevado grau de segurança para evitar qualquer tipo de acidente.  Os efeitos provocados pelo vazamento de radiações, compromete seriamente a saúde dos seres vivos no ambiente exterior.

A construção de usinas nucleares é motivo de muitas polémicas em todo o mundo. Debate-se, por um lado, os crescentes desenvolvimentos sociais e econômicos verificado nos países que as possuem. Por outro lado, em caso de acidente, já foram comprovados os estragos causados no meio ambiente e na população pela exposição à radiação.

Acidentes provocados por radiação nuclear

O vazamento de radiação na Usina Nuclear de Chernobyl, na atual Ucrânia, em 26 de Abril 1986, foi considerado como o maior acidente nuclear da história.

Em 11 de Março de 2011, na cidade de Fukushima, Japão, um tsunami na sequência de um terremoto de 9 graus na escala Richter provocou o vazamento de radiação na Usina Nuclear de Fukushima.