Significado de Usina nuclear

Compartilhar no Facebook

O que é Usina nuclear:

Usina nuclear é um conjunto de instalações industriais destinadas à produção de eletricidade utilizando a energia nuclear.

A energia nuclear produzida na usina tem como principal fonte o mineral radioativo urânio que é encontrado na natureza.

O princípio de funcionamento de uma usina nuclear é a utilização do calor (termo) para gerar eletricidade, calor esse proveniente da fisão nuclear do átomo de urânio, que é a divisão do núcleo de um átomo em dois átomos menores, liberando uma enorme quantidade de energia.

Os reatores nucleares são grandes compartimentos herméticos de resfriamento onde são produzidas grandes quantidades de calor. A produção de material radioativo transforma as usinas em instalações complexas e extremamente perigosas. No entanto, estão envolvidas por elevado grau de segurança para evitar qualquer tipo de acidente.  Os efeitos provocados pelo vazamento de radiações, compromete seriamente a saúde dos seres vivos no ambiente exterior.

A construção de usinas nucleares é motivo de muitas polémicas em todo o mundo. Debate-se, por um lado, os crescentes desenvolvimentos sociais e econômicos verificado nos países que as possuem. Por outro lado, em caso de acidente, já foram comprovados os estragos causados no meio ambiente e na população pela exposição à radiação.

Acidentes provocados por radiação nuclear

O vazamento de radiação na Usina Nuclear de Chernobyl, na atual Ucrânia, em 26 de Abril 1986, foi considerado como o maior acidente nuclear da história.

Em 11 de Março de 2011, na cidade de Fukushima, Japão, um tsunami na sequência de um terremoto de 9 graus na escala Richter provocou o vazamento de radiação na Usina Nuclear de Fukushima.

O significado de Usina nuclear está na categoria: Geral