Significado de Vacina

Compartilhar no Facebook

O que é Vacina:

Vacina é um tipo de substância (vírus ou bactéria) que é introduzida no corpo de uma pessoa de um animal para criar imunidade a uma determinada doença ou para curar uma infecção já instalada.

A imunidade criada através da vacina baseia-se na capacidade de reação do organismo aos agentes infecciosos ao produzir anticorpos que combatam esses agentes.

Quando uma pessoa ou animal são vacinados contra uma determinada doença, passam a ter imunidade em relação a essa doença.

A primeira vacina foi descoberta em 1978 pelo médico inglês Edward Jenner em suas observações sobre a influência da varíola bovina nas pessoas que ordenhavam os animais infectados. Aliás, a palavra “vacina” deriva do termo Latim “vaccinae”, que significa “da vaca”.

Jenner observou que o agente infeccioso da varíola bovina ao entrar em contato com o organismo humano provocava sua imunidade a essa doença.

Outras importantes vacinas foram descobertas a seguir: contra a raiva (desenvolvida por Pasteur em 1885), contra a poliomielite (paralisia infantil), a cólera, a febre amarela, a hepatite, o sarampo, o tifo, a tuberculose, a gripe, e, ainda, contra difteria, coqueluche e rubéola (vacina tríplice).

A vacinação é o modo mais eficaz de evitar diversas doenças imunopreveníveis. As campanhas de vacinação promovidas Ministério da Saúde têm o objetivo de controlar (ou mesmo erradicar) doenças no território brasileiro.

O significado de Vacina está na categoria: Medicina