Significado de Vade Mecum

Compartilhar no Facebook

O que é Vade Mecum:

Vade mecum​ é uma expressão em latim que significa "vai comigo". É o nome dado para um livro para referências, muito usado na área de ciências jurídicas, mas que também existe em outras áreas.

A designação Vade mecum (que significa "vai comigo") é dada porque se trata de um livro ou manual de uso prático, que os leitores podem consultar para esclarecer dúvidas.

Nas ciências jurídicas, o vade mecum é essencial para consultar as obras básicas, como a Constituição Federal, Código das Leis Trabalhistas e outros. O vade mecum pode ser tanto genérico, trazendo diversos códigos e leis gerais, como pode ser especializado em uma área específica do Direito, que podem ser consultados em diversos tipos de mídia, como celulares, computadores e etc.

Com o apoio da tecnologia, além de poder ser encontrado em grande parte das livrarias, também é possível acessar e consultar o vade mecum através de aparelhos celulares modernos, o que facilita para estudantes e outros profissionais que utilizam a obra.

A área da saúde também possui um vade mecum, mas é mais focado na área de Farmácia, que possui o vade mecum de medicamentos, que é uma lista de todos os tipos de remédios, e pode ser usado por médicos, dentistas, e outros profissionais ligados à área da saúde.

O significado de Vade Mecum está na categoria: Geral