Significado de Vassalo

Compartilhar no Facebook

O que é Vassalo:

Vassalo significa súdito de um soberano. É um conceito próprio da Idade Média e está relacionado com o sistema de feudalismo. O vassalo era o indivíduo que pedia algum benefício a um nobre superior e em troca fazia um juramento de absoluta fidelidade. Os vassalos eram geralmente recompensados com um feudo que poderia ser terras, cargos, lugar num sistema de produção ou outros benefícios. Suserano é o nome atribuído àquele que doa o bem ou oferece proteção. Esse tipo de relação era conhecida como vassalagem.

Os vassalos também poderiam se tornar suseranos desde que fossem seguidas as regras de vassalagem. O suserano mais poderoso na hierarquia do sistema feudal era o rei, mais abaixo os nobres, a seguir os senhores feudais, etc. Havia uma cerimônia que era realizada para firmar o compromisso entre vassalo e suserano. Nessa cerimônia, o vassalo se ajoelhava perante o suserano para declarar a sua fidelidade e auxílio em todas as ocasiões que fosse necessário, por exemplo, em casos de guerra, lutar no exército do suserano.

O conceito de vassalo continuou a ser usado figurativamente para denominar o indivíduo submisso ou subordinado a algo ou alguém. Um contribuinte (tributário) também é designado por vassalo.