Significado de Vocação Profissional

Compartilhar no Facebook

O que é Vocação Profissional:

Vocação profissional é a disposição natural que o indivíduo apresenta, observando suas habilidades, suas preferências, seus desejos, seu estilo de vida etc., fatores estes que vão direcionar em busca da profissão mais adequada para seu futuro.

A vocação profissional é o caminho mais adequado para a escolha da carreira que se deseja seguir. O autoconhecimento, o interesse por determinado ramo de atividade, o mercado de trabalho, a realidade do trabalho no contexto social, seus projetos de futuro e as perspectivas de futuro para determinadas profissões, poderão compor o ponto de partida para o processo de escolha de uma futura profissão.

Descobrir a vocação profissional é um grande dilema para a maioria das pessoas. No momento de decisão surgem incertezas, inseguranças, dúvidas, principalmente pela pressão externa e pelo grande número de informações que geralmente o jovem recebe.

Orientação profissional

A orientação profissional é uma forma de ajuda à pessoa interessada em identificar suas múltiplas capacidades que levem a encontrar uma profissão. O orientador profissional tem o papel de proporcionar ao interessado os benefícios de uma escolha consciente e adequada ao seu perfil.

Uma orientação profissional amplia o autoconhecimento, tornando claro suas indecisões e promovendo uma forma de orientação baseada em fatos e na busca da solução das crises no momento da escolha profissional.

O orientador profissional é um facilitador que cria os meios pelos quais o indivíduo pode se orientar e encontrar a profissão que melhor se encaixe em toda sua realidade e em todas as suas perspectivas para a escolha de sua carreira.

Ver também

O significado de Vocação Profissional está na categoria: Geral