Significado de Volátil

Compartilhar no Facebook

O que é Volátil:

Volátil é aquilo que pode voar que é voador. A expressão é um adjetivo relativo a aves que são capazes de alçar voo. O plural de volátil é “voláteis”.

Volátil, no sentido figurado é sinônimo de variável, volúvel, inconstante ou instável. Por exemplo, em economia e finanças o termo é usado para fazer referência à volatilidade do mercado de ações.

Na área de Química, volátil é tudo que se pode reduzir a gás ou a vapor. Uma substância volátil é um produto químico que tem a propriedade de se evaporar em temperatura ambiente. Passam facilmente do estado líquido para o estado de vapor ou gasoso sem necessidade de aquecimento. Há produtos altamente voláteis como éter, álcool, acetona, entre outros. A necessidade de mantê-los em embalagens fechadas evitar a evaporação rápida. A inalação de substâncias voláteis podem produzir intoxicação e efeitos adversos sobre o sistema nervoso e principalmente lesões neurológicas, por vezes irreversíveis.

Em informática, os termos “volátil” ou “não volátil” são aplicados às memórias (componentes de armazenamento de informações). A memória RAM é considerada um tipo de memória “volátil”, pois todos os dados que não forem guardados de forma permanente serão apagados após encerramento do computador. A memória ROM e os outros dispositivos de armazenamento de dados são considerados “não voláteis”.

O significado de Volátil está na categoria: Geral