Significado de Vulnerabilidade Social

O que é Vulnerabilidade Social:

Vulnerabilidade social é o conceito que caracteriza a condição dos grupos de indivíduos que estão a margem da sociedade, ou seja, pessoas ou famílias que são excluídas socialmente, principalmente por fatores sócioeconômicos.

As pessoas que são consideradas “vulneráveis sociais” são aquelas que não têm representatividade na sociedade, geralmente dependem de auxílios de terceiros para garantirem a sua sobrevivência.

Algumas das principais características que marcam o estado de vulnerabilidade social são as condições precárias de moradia e saneamento, os meios de subsistência inexistentes e a ausência de um ambiente familiar, por exemplo.

Todos esses fatores compõe o estágio de risco social, ou seja, quando o indivíduo deixa de ter condições de usufruir dos mesmos direitos e deveres dos outros cidadãos, devido ao desequilíbrio sócioeconômico instaurado.

Ver também: o significado de Desigualdade social.

Vulnerabilidade Social e Risco Social

Vulnerabilidade e risco social são sinônimos de pobreza, porém, uma é consequência da outra, uma vez que a vulnerabilidade é responsável por colocar as pessoas em um risco social.

A vulnerabilidade social é medida através da linha de pobreza, que é definida através dos hábitos de consumo das pessoas, o valor equivalente a meio salário mínimo. Os grupos em vulnerabilidade social encontram-se em acentuado declínio do bem-estar básico e de direito dos seres humanos. 

Uma das hipóteses mais eficazes para garantir, a médio e longo prazo, a diminuição da vulnerabilidade social é o aumento da escolaridade, principalmente a qualidade da educação e da cultura.

Alguns sociólogos acreditam que, suprindo esta carência e potencializando as oportunidades profissionais dos indivíduos, grande parte dos outros problemas sociais seriam, por consequência, suprimidos.

Índice de Vulnerabilidade Social

O Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) é um indicador que permite aos governos um detalhamento sobre as condições de vida de todas as camadas sócioeconômicas do país, identificando àquelas que se encontram em vulnerabilidade e risco social.

Ver também: o significado de Questão social.

O significado de Vulnerabilidade Social está na categoria: Geral