Significado de WAP

Compartilhar no Facebook

O que é WAP:

WAP é a sigla inglesa de Wireless Application Protocol, que em Português significa Protocolo para Aplicações Sem Fio. WAP é uma tecnologia que permite aos aparelhos portáteis (telefones celulares, PDAs e outros) o acesso à Internet.

O protocolo WAP foi criado na década de 1990 para que fosse possível a visualização de dados da Internet nos aparelhos móveis (sem fio). Foi desenvolvido na linguagem WML (Wireless Markup Language ou Linguagem de Marcação para Comunicações sem Fio).

Inicialmente, o protocolo WAP recebeu muitas críticas negativas por apresentar um serviço pouco vantajoso para o usuário. As maiores desvantagens apontadas no acesso WAP eram o custo de navegação, a baixa velocidade de conexão e a escassez de recursos visuais.

A versão WAP 2.0 foi recriada em 2002 utilizando a linguagem XHTML Mobile Profile para proporcionar ao usuário uma melhor experiência na visualização dos conteúdos web.

Os telefones celulares de última geração possuem navegadores WAP, no entanto, é uma tecnologia pouco usada em comparação a outras tecnologias desenvolvidas para aplicações móveis.

O significado de WAP está na categoria: Tecnologia