Significado de Wireless

Compartilhar no Facebook

O que são Wireless:

Wireless é um termo inglês que significa “rede sem fio”, na tradução para a língua portuguesa.

Este termo é utilizado para denominar uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos, funcionando por meio de equipamentos que usam radiofrequência, comunicação via ondas de rádio, ou comunicação via infravermelho.

Wireless é a transferência de informação entre dois ou mais pontos que não estão fisicamente conectados, e essa distância pode ser curta (controle remoto da televisão, por exemplo) ou atingir milhões de quilômetros, como o sistema de comunicações de rádio do espaço, por exemplo.

A tecnologia wireless é usada desde walkie-talkies até satélites artificias no espaço, mas seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à Internet através de locais remotos como escritórios, bares, aeroportos, parques, e até mesmo em residências.

Saiba mais sobre Internet

O wireless possui algumas classificações: redes pessoais ou curta distância (Wireless Personal Area Network - WPAN), redes locais (Wireless Local Area Network - WLAN), redes metropolitanas (Wireless Metropolitan Area Network - WMAN) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (Wireless Wide Area Network - WWAN).

Saiba mais sobre o significado de WLAN.

Alguns indivíduos confundem o fato de prédios e estabelecimentos comerciais possuírem wireless, de que o acesso a internet será gratuito, o que nem sempre ocorre.

Para que o sinal de wireless possa ser distribuído para outros dispositivos, como acontece com a transmissão de internet sem fio, é necessário a instalação de um roteador ou um adaptador. Estes dispositivos ajudam a descodificar as ondas da rede wireless, facilitando o acesso ao sinal Wi-Fi ("wireless fidelity"). 

Saiba mais sobre o significado de Wi-Fi.

O significado de Wireless está na categoria: Tecnologia