Significado de Xote

Compartilhar no Facebook

O que é Xote:

Xote é um rítmo musical dançante executado por diversos cantores e conjuntos de forró. É um rítmo dançante muito tocado nas festas juninas em diversos estados do Nordeste brasileiro.

O xote gaúcho é uma variação do rítmo, tocado no extremo sul do Brasil.

A palavra xote teve origem na palavra alemã "schottisch", que significa escocesa, pois a dança inicialmente era uma referência à polca escocesa.

O "schottsch" chegou ao Brasil em 1851, através do português  José Maria Toussaint. Inicialmente era difundida apenas entre a elite mas, não demorou muito para os escravos se interessarem, e através de observações, acabaram adaptando a coreografia para seu próprio jeito, com mais giros e movimentos, passando a ser conhecido com o nome de xótis ou xote.

O xote tornou-se uma dança típica do Nordeste do Brasil. É tocado por uma banda composta principalmente de sanfona, pandeiro e triângulo.

Há outro tipos, como o xote carreirinha, onde os casais correm no mesmo rumo, muito comum no Rio Grande do Sul, e o xote de sete volta, em que o casal tem que dar voltas pelo salão, em uma direção, depois em direção contrária.

O significado de Xote está na categoria: Geral