Significado de Zahir (palavra de origem árabe)

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

Zahir é uma palavra de origem árabe que é traduzida de acordo com a filosofia islâmica como um conceito daquilo que é visível, aparente e exotérico (que se manifesta de modo externo).

O conceito do zahir para a filosofia islâmica está relacionado com a interpretação do Alcorão, livro sagrado para o povo muçulmano.

De acordo com a definição filosófica, o zahir seria todo o comportamento e atitude exterior de um indivíduo, ou seja, aquilo que ele aparenta e o que as outras pessoas podem ver.

Em oposição ao zahir está o chamado batin, que seria “aquilo que está no interior” ou “invisível”. Consiste nas intenções e pensamentos das pessoas que, segundo a filosofia islâmica, ficam guardadas nos corações dos indivíduos.

Para o Sufismo (corrente mítica do Islã), o zahir seria o “mundo dos corpos”, enquanto o batin seria relativo ao “mundo das almas”.

O pensamento filosófico do zahir é um princípio do al-Zahiriyya, uma escola teológico-jurídica islâmica.

A palavra zahir se tornou popular no ocidente graças ao escritor argentino Jorge Luís Borges que, em seu livro “ElAleph” (1949), conceituou este termo como “algo que uma vez tocado ou visto jamais é esquecido – e vai ocupando o nosso pensamento até nos levar à loucura”.

Ver também: Aleph e Alcorão.

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar