Significado de Zé povinho

Compartilhar no Facebook

O que é Zé povinho:

Zé povinho é uma expressão popular que significa gente simples, indivíduo do povo. É usada para identificar pessoa desqualificada socialmente.

Zé, é uma forma popular de exprimir o homem do povo. Povinho, é o diminutivo de povo (habitante de uma localidade). Zé povinho é uma expressão descriminatória, usada para indicar uma pessoa simples, ralé.

Origem da expressão

Zé povinho foi um personagem criado pelo caricaturista português Rafael Bordalho Pinheiro, em 1875, no periódico de humor político, A Lanterna Mágica, numa charge intitulada Calendário Português, criticando de forma humorística os principais problemas sociais, políticos e econômicos do país. Tornou-se uma figura identificativa do povo português.

A imagem de cerâmica do personagem, criada pelo caricaturista, encontra-se  hoje no Museu Rafael Bordoalho Pinheiro, na freguesia de Campo Grande em Lisboa, Portugal.

Semana do Zé povinho

Semana do Zé povinho é um artigo político, publicado na categoria atualidades, no jornal Gazeta das Caldas, periódico regional editado na cidade de Caldas da Rainha em Portugal, cuja publicação teve início em 1925.

O significado de Zé povinho está na categoria: Expressões Populares