Significado de Zen

Compartilhar no Facebook

O que é Zen:

Zen é um nome japonês da tradição Chan que surgiu na China e junta as suas origens ao Budismo. A pratica do Zen é um tipo de meditação contemplativa que visa levar aquele que pratica a uma experiência direta da realidade.

O termo zen também é muito utilizado por pessoas que procuram levar uma vida tranquila, não necessariamente que sejam adeptas ao budismo, mas que procuram evitar problemas e manter sempre a mente tranquila. Zen já foi um termo "de momento", era muito utilizado quando alguém ficava nervoso, então outros diziam que a pessoa tinha que ficar zen.

Zen na Escola Japonesa

O Zen na escola japonesa divide-se em duas escolas. A escola Soto que dá ênfase a meditação silenciosa, e a escola Rinzai que faz uso de enigmas ou charadas. O Zen é uma das escolas budistas mais conhecidas no ocidente. As raízes da escola Zen vêm do budismo indiano, que refere o estado de concentração, da pratica meditativa.

São Paulo possui uma Escola Soto, que se localiza no bairro da Liberdade, onde existe a maior colônia japonesa do Brasil e, a maior população de japoneses fora do Japão.

Budismo

O Zen é um ramo da tradição budista, e baseia-se fundamentalmente nos ensinamentos de Buda, porém, através de sua história, o Zen também foi recebendo influências das diversas culturas dos países por onde passou. O Budismo é uma religião devotada a condicionar a mente de maneira a leva-la à paz, serenidade, alegria, sabedoria e liberdade.

A tradição Zen possui várias lendas que são contadas de geração para geração, e que fazem parte dos folclores chineses e japoneses. O Zen-Budismo tem origem no Sermão da Flor, quando Buda juntou seus discípulos para um discurso, e apanhando uma flor eles tentaram interpretar seu significado, mas não conseguiram entender corretamente que significava “sabedoria”.

O significado de Zen está na categoria: Geral