Significado de Zinco

Compartilhar no Facebook

O que é Zinco:

Zinco é um elemento químico metálico que no estado puro possui cor branco-azulado. Sua principal utilização é a galvanização do ferro ou aço devido a uma importante propriedade que é a produção de uma película protetora ao entrar em contato com umidade, protegendo o metal de corrosões. Também se utiliza no preparo de ligas, como o latão e o bronze, e na cobertura de telhados.

O zinco foi descoberto na Alemanha, em 1746, pelo cientista Andreas Marggraf. Na Classificação Periódica dos Elementos possui o símbolo Zn e pertence ao grupo 12, período 4. Tem número atômico 30 e massa atômica 65,409.

No corpo humano, o zinco é um elemento essencial para o bom funcionamento do organismo, principalmente pela sua atuação no sistema imunológico e na defesa do corpo contra vírus, bactérias e fungos.

A carência de zinco na dieta alimentar está associada a diversos problemas como: perda de cabelo, lesões na pele, unhas quebradiças, diarreias, perda de apetite, perda de peso, apatia, cansaço e depressão, retardamento no crescimento, maior tempo para cicatrização de ferimentos, etc.

Está comprovado que uma pessoa que não consome as quantidades adequadas de zinco tem maiores chances de desenvolver doenças.

O organismo humano não produz zinco e por isso é essencial consumir alimentos que sejam fontes deste mineral. Alguns desses alimentos são: carne vermelha, mariscos, aves, feijão, grão-de-bico, ervilha, nozes, amêndoas, castanhas, cereais etc.

O significado de Zinco está na categoria: Geral