Significado de Zona rural

Compartilhar no Facebook

O que é Zona rural:

Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo, turismo rural, silvicultura ou conservação ambiental. É no espaço rural onde se produz grande parte dos alimentos consumidos no espaço urbano.

Muitas vezes as áreas rurais e urbanas não são facilmente identificáveis, em razão da grande integração que tem ocorrido entre elas. Entretanto algumas características sobressaem em cada paisagem.

Na zona rural há grandes áreas verdes, que podem ser naturais ou cultivadas. É nessa região que são desenvolvidas sobretudo as atividades do setor primário de produção: agricultura, pecuária e extrativismo.

Em geral nas zona rural há pouca concentração de pessoas e de construções, sendo marcante a presença de elementos naturais como rio e vegetação.

Êxodo rural

Êxodo rural é um fenómeno social que acontece quando há um deslocamento da população do campo (zona rural) para a cidade (zona urbana) normalmente em busca de melhores condições de vida. As causas do êxodo rural podem ser: falta de investimento no setor agrícola para proporcionar mais competitividade,  necessidade de infra-estrutura (escolas, hospitais, estradas etc). Como consequência, o aumento descontrolado de população nas cidades provoca o desordenamento de habitações (surgimento de favelas), aumento do desemprego, da violência etc.

O significado de Zona rural está na categoria: Geral