Significado de Zona Urbana

Compartilhar no Facebook

O que é Zona Urbana:

Zona urbana é o espaço ocupado por uma cidade, caracterizado pela edificação contínua e pela existência de infraestrutura urbana, que compreende ao conjunto de serviços públicos que possibilitam a vida da população.

A infraestrutura urbana é composta de vários elementos, como o abastecimento de água, serviços de esgoto, fornecimento de energia elétrica, escolas, hospitais, sistema viário, policiamento, locais de lazer etc.

As cidades desenvolvem-se normalmente a partir de um núcleo que forma o centro da cidade. Além dele, surgem os bairros residenciais, as áreas industriais etc. A zona urbana não é igual em todas as cidades. Cada uma tem a aparência própria e diferem das outras pelo tamanho, relevo, traçado de ruas, atividades desempenhadas, progresso alcançado, quantidade de pessoas que nela residem etc.

Algumas zonas urbanas surgiram junto a portos marítimos, marcando o início da exploração de uma área. No Brasil, Salvador, Rio de Janeiro, Recife e outras cidades antigas marcaram os locais onde os portugueses começaram a explorar o território brasileiro.

Nas cidades planejadas, os principais setores são claramente separados, como aconteceu em Brasília, que foi construída às margens de um lago artificial, para ser o centro administrativo do País. As atividades administrativas ocupam uma área central. As residências, o comércio e a indústria, os bancos e serviços ficam em setores especiais, obedecendo o plano que deu origem à cidade.

O significado de Zona Urbana está na categoria: Geral