Significado de Zona

Compartilhar no Facebook

O que é Zona:

Zona é um local, uma região, uma faixa, uma área delimitada. A expressão zona determina o significado de várias palavras, entre elas, zona urbana, zona intertropical, zona de atrito, Zona Franca, zona eleitoral, zona de conforto, zona de exclusão aérea, zona norte, zona da mata etc.

Zona urbana é a região da cidade onde está concentrado um maior número de moradias, serviços de saúde, educação, lazer, saneamento etc. É onde está concentrado um maior número de habitantes.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), define zona urbana como toda sede de uma cidade, município ou distrito, sem levar em consideração o tamanho da mesma ou a quantidade de habitantes.

Zona intertropical é a zona climática da terra, que está localizada entre as linhas que delimitam os Trópicos de Câncer de Capricórnio. É a região onde as temperaturas são elevadas quase todos os meses do ano. Também chamada de zona tropical, é a faixa que está próxina à linha do Equador, onde os raios solares alcançam a terra mais diretamente. Grande parte do território brasileiro situa-se na zona tropical.

Zona de atrito é a área onde existe choques de interesses, sejam eles políticos ou econômicos, entre dois ou mais Estados.

Zona Franca é uma região de um país, onde o comércio das mercadorias está livre das tarifas alfandegárias. As zonas francas são estabelecidas pelo governo, onde a criação de empresas e indústrias são estimuladas, para acelerar o desenvolvimento de uma região.

Zona Eleitoral é uma área delimitada, dentro de um município, estabelecida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob a administração de um Cartório Eleitoral, encarregado de cadastrar os eleitores, aptos a votar, por ocasião das eleições.

O significado de Zona está na categoria: Geral