Significado de Zoneamento

Compartilhar no Facebook

O que é Zoneamento:

Zoneamento é um conceito da área do urbanismo, que significa zonear, ou seja, separar uma cidade por zonas específicas, de acordo com as atividades existentes em cada uma delas.

O zoneamento começou a ficar mais popular como ferramenta de planejamento urbano durante o século XX, onde começaram a ser aplicadas leis que regulavam a utilização dos espaços urbanos.

Uma zona designada como residencial tem por objetivo a construção de edifícios que sejam casas de pessoas. Uma zona comercial é um local onde é possível encontrar lojas e uma zona industrial é caracterizada por possuir instalações que funcionam como fábricas, etc. Uma zona classificada como mista é aquela que pode ser usada para mais de um fim.

Existem vários tipos de zoneamento, como o zoneamento ambiental, zoneamento agrícola, ou etnozoneamento, instrumento da PNGATI (Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas) instituído em 2012.

O zoneamento ambiental objetiva controlar a utilização do solo e definir as atividades permitidas nele. Ocorre sob intervenção do Estado, que legalmente busca o desenvolvimento integrado com a proteção ambiental, o dito desenvolvimento ecológicamente sustentável

Zoneamento ambiental

O zoneamento ambiental é usado para planejar a utilização do solo, de forma adequada, segundo as características específicas de cada solo. Tem como objetivo o equilíbrio dos ecossistemas e a sustentabilidade dos recursos naturais.

Este tipo de zoneamento é previsto na Política Nacional de Meio Ambiente, estabelecida pela lei nº 6.938 de 1981. Mais tarde, graças ao decreto federal nº 4.297 de 2002, o zoneamento ambiental ficou conhecido como zoneamento ecológico-econômico (ZEE). O ZEE é da responsabilidade das três entidades governamentais: a União, os Estados e os Municípios.

Zoneamento agrícola

O zoneamento agrícola é usado para identificar e separar zonas onde os terrenos são mais propícios para o cultivo de de diferentes recursos. Existe também o zoneamento agrícola de risco climático, que tem como objetivo amenizar os riscos causados por elementos climáticos.

O significado de Zoneamento está na categoria: Geral