Significado de Zoólito

Compartilhar no Facebook

O que é Zoólito:

Zoólito foi um artefato arqueológico construído em pedra pelo homem há cinco milhões de anos aproximadamente. As primeiras ferramentas, artefatos produzidos pelo homem eram objetos de pedra que utilizavam para atividades como cortar, raspar, moer, quebrar semente, para triturar e também para sua defesa.

Entre os artefatos mais comuns, estão as lâminas de machado, os raspadores, os furadores, e as lascas, pontas e fragmentos que restavam da preparação destes artefatos.

Zoólito na Pré-História

Posteriormente, o homem passa para a fase da pedra polida, onde começa a surgir o desenvolvimento da cerâmica e o domínio do fogo. Para polir os artefatos o homem pré-histórico possivelmente utilizava areia e água como material abrasivo, surgindo o polimento dos instrumentos líticos utilitários e os cerimoniais que eram os chamados zoólitos. Os zoólitos eram esculturas confeccionadas em pedra, e que representavam os animais da fauna daquela região. Este animal ou parte deste animal ficou petrificado ou fossilizado.

Estas esculturas foram produzidas pelas culturas sambaqui que estão distribuídas em sítios arqueológicos pela costa litorânea do Brasil. Aqui encontramos os zoólitos na área preservada em Santa Catarina junto ao Hotel Costão do Santinho.

O significado de Zoólito está na categoria: Geral