Significado de Zoonose

Compartilhar no Facebook

O que é Zoonose:

Zoonose é um termo da medicina que designa as doenças e infecções transmitidas para o homem através dos animais. É uma palavra de origem grega formada por  “zoo”, que significa "animal" e “noso”, que significa "doença".

As zoonoses são transmitidas pelos animais através de vírus, bactérias, fungos, protozoários e outros microorganismos diversos. A peste, carbúnculo, psitacose, triquinose e ornitose são exemplos de algumas zoonoses. As zoonoses mais comuns são:

  • Toxoplasmose (transmitida principalmente pelos felinos que são hospedeiros definitivos do protozoário da doença);
  • Leptospirose (muito comum em época de chuvas porque é transmitida através do contato com a pele ou pela ingestão de alimentos contaminados com a bactéria);
  • Raiva (doença provocada por vírus e transmitida através da mordida de um animal contaminado);
  • Dengue (transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti);
  • Histoplasmose (os fungos presentes em fezes secas de passarinhos, pombos ou morcegos são causadores dessa doença).

Das diversas zoonoses existentes, não são tão comuns nos seres humanos como nos animais e muitas vezes os casos de pessoas infetadas não são relatados. Há outras zoonoses que, de forma contrária, são menos comuns nos animais, no entanto são muito graves para a saúde humana, por exemplo, Brucelose, Hidatidose, Febre Q. Doenças como Raiva ou Tuberculose bovina são igualmente graves para o animal e para o homem.

Zoonoses como a tuberculose e brucelose bovina e bubalina e em animais produtores de leite são de notificação obrigatória por parte das entidades responsáveis (profissionais de saúde, por exemplo).

A Saúde Pública Veterinária é a área responsável pela criação de medidas de controle e combate de zoonoses.

O significado de Zoonose está na categoria: Medicina