Bandeira da França

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

A bandeira da França é um dos símbolos mais importantes da república deste país, considerada também uma homenagem à Revolução Francesa.

Conhecida popularmente como bleu, blanc, rouge, a bandeira tricolor é composta por três faixas verticais de mesmo tamanho e nas seguintes cores: azul (a esquerda), branco (no centro) e vermelho (a direita). A proporção oficial da bandeira da França é de 2:3.

França_bandeira

O modelo da atual bandeira nacional da França surgiu a partir dos ideais da Revolução Francesa (1789 – 1799). Foi oficialmente instituída pela primeira vez no país em 15 de fevereiro de 1794.

Inicialmente, no entanto, a nova bandeira francesa foi rejeitada com a Restauração Francesa (ou Restauração de Bourbon), período que abrange a queda do imperador Napoleão Bonaparte (1814) até a Revolução de Julho (1830).

Com a Revolução de Julho, que obrigou a abdicação do rei Carlos X, a bandeira tricolor voltou a ser utilizada no país.

Muitas pessoas confundem a bandeira francesa com a holandesa, devido a grande semelhança entre ambas. Na realidade, a diferença está na disposição das faixas das bandeiras: a da França fica na vertical, enquanto a da Holanda está na horizontal.

Bandeira da França e Bandeira da Holanda

Saiba mais sobre a bandeira da Holanda.

Significado das cores da bandeira da França

Existem diferentes interpretações atribuídas ao significado das cores da bandeira francesa.

Uma das mais conhecidas está relacionada diretamente com a filosofia da Revolução Francesa: “Liberté, Égalité et Fraternité”.

  • Azul: Liberté (Liberdade)
  • Branco: Égalité (Igualdade)
  • Vermelho: Fraternité (Fraternidade).

Outra interpretação da bandeira francesa diz que as cores azul e vermelho representam Paris (as cores usadas pela milícia parisiense), enquanto o branco simbolizava a “cor francesa ancestral”, ou seja, as origens monárquicas do país.

O azul e o vermelho são cores tradicionais de Paris, usadas mesmo muito antes da Revolução Francesa, e representadas por dois importantes santos para a cidade: São Martinho de Tours (identificado pela cor azul) e São Dinis de Paris (identificado pela cor vermelha).

Veja mais sobre bandeiras:

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar