Significado das 5 forças de Porter

O que são as 5 forças de Porter:

As cinco forças de Porter é um modelo de análise de competição entre empresas. Foi criado em 1979 pelo professor Michael Porter e é muito usado na administração de empresas e em estratégias de marketing.

As 5 forças são os elementos de competição que devem ser analisados para decidir qual a estratégia empresarial é mais eficiente diante da concorrência.

De acordo com Porter, as 5 forças devem ser analisadas em conjunto com as regras de concorrência do mercado.

Para usar a ferramenta é preciso analisar os aspectos (forças). As 5 forças competitivas, também chamadas de Matriz de Porter, são as seguintes:

1. Rivalidade entre concorrentes

Análise e localização de outras empresas que podem ser concorrentes por oferecerem o mesmo produto ou serviço. É preciso saber se a concorrência é direta, se as outras marcas são consolidadas no mercado e quais são as vantagens que elas oferecem para o cliente. 

2. Ameaça de produtos substitutos

Identificação de produtos oferecidos por outras empresas que tenham a mesma função ou resolvam o mesmo problema. Deve-se verificar se o produto oferecido pelo concorrente tem mais benefícios em relação ao que é oferecido pela empresa.

3. Ameaça de novos concorrentes

Identificação das possibilidades e atitudes que sejam capazes de evitar o surgimento de novos concorrentes. Por exemplo: criação de uma marca forte no mercado e assinatura de contratos de exclusividade com os clientes.

4. Poder de negociação dos fornecedores

Verificar quais são os melhores fornecedores e priorizar que os escolhidos não sejam os únicos fornecedores disponíveis. Essa medida serve para evitar que eles tenham em suas mãos o poder de decisão sobre preços e prazos de entrega.

5. Poder de negociação dos clientes 

Análise da força do cliente na negociação antes de decidir pelo produto. É importante levar em conta as outras ofertas existentes no mercado e o poder de alcance da internet e do comércio virtual.

O poder de negociação também é chamado de Poder de Barganha.

5 forças de Porter

Para tirar melhor proveito da ferramenta é preciso que a empresa avalie constantemente as forças de Porter para tomar as melhores decisões estratégicas.

A partir das decisões tomadas com base nos resultados analisados é preciso evitar a chegada de novos produtos ou empresas concorrentes, ao mesmo tempo que se fideliza o cliente.

Michael Porter também criou o modelo da Cadeia de Valor.

Data de atualização: 11/12/2017. O significado das 5 forças de Porter está na categoria: Geral