Significado de A torto e a direito
O que é A torto e a direito:
A torto e a direito é uma expressão popular da língua portuguesa que significa "fazer alguma coisa à toa, às cegas, em excesso, demais".
A expressão "a torto e a direito" também é usada para descrever alguém que faz algo indiscriminadamente ou sem pensar, como podemos verificar no seguinte exemplo: "O Pedro ficou tão maluco que foi para o meio da multidão e começou a bater nas pessoas a torto e a direito."
A torto e a direito - origem
A torto e a direito é uma expressão que usada na frase "Ele atirou a torto e a direito," ou "Ele bateu a torto e a direito", refere-se a uma pessoa que se sentiu ameaçada ou encurralada e atacau a todos que se encontravam ao seu alcance, sem se preocupar se eram amigos ou inimigos. A torto e a direito é uma expressão muito antiga, que pode também ser encontrada em outros idiomas, como o francês (à tort et à travers).
Alguns autores afirmam que o termo "a torto e a direito" teve origem nas feiras populares da Europa, onde era possível encontrar cegos que mendigavam e que, muitas vezes, eram provocados de propósito por sujeitos que só queriam vê-los zangados. Estes, no auge da sua fúria, balançavam os seus bastões de qualquer maneira, muitas vezes atingindo pessoas inocentes, ou seja, agrediam pessoas a torto a direito.
- Significado de Caixa prego
-
Ossos do Ofício
-
Inês é Morta: entenda o significado e a origem da expressão
-
Significado da frase "O homem é o lobo do homem"
-
38 figuras de linguagem (com exemplos)
-
Folclore brasileiro: o que é, lendas e manifestações culturais
-
32 frases em latim e seus significados
- Significado de Cuspido e escarrado
- Significado de Ficar A Ver Navios
-
Esquerda: o que é, o que defende e partidos