Significado de Abraço de tamanduá

O que é Abraço de tamanduá:

A expressão idiomática “abraço de tamanduá” é utilizada para se referir ao abraço ou cumprimento de uma pessoa falsa, ou seja, que deseja o mal para a pessoa que cumprimentou.

Esta expressão surgiu a partir da observação de uma tática de ataque e defesa do tamanduá-bandeira, espécie de mamífero bastante comum na região do cerrado brasileiro.

O tamanduá é naturalmente um animal desengonçado, com pouquíssima visão e audição, no entanto, quando se sente ameaçado, utiliza as suas enormes garras para se defender.

O animal se levanta sobre as patas traseiras e abre os braços mostrando as garras, como se fosse dar um “abraço”. Na realidade, este é um “abraço mortal”, pois as garras do tamanduá são muito fortes, capazes até de matar uma onça-pintada.

A partir desta posição, a expressão “abraço de tamanduá” começou a ser utilizada para definir o abraço que alguém recebe de uma pessoa que não simpatiza ou que é falsa.

Por exemplo, quando duas pessoas estão em um mesmo ambiente, mas uma delas odeia a outra e mesmo assim vai cumprimentá-la e abraçá-la, diz-se que esta aplicou-lhe um “abraço de tamanduá”.

Data de atualização: 29/07/2015.