Significado de Acesso

O que é Acesso:

Acesso é o substantivo masculino com origem no latim accessus e que pode significar ingresso, caminho ou o ato de chegar ou de se aproximar.

Esta palavra também indica a possibilidade de chegar ou usufruir de alguma coisa. Ex: Infelizmente, no nosso país muitas pessoas não têm acesso a cuidados médicos básicos.

No contexto da medicina, um acesso indica um ataque súbito, um fenômeno patológico que aparece e desaparece de forma periódica, sendo que neste caso pode ser sinônimo de ataque ou crise. Ex: Todas as pessoas têm medo de lidar com ele, porque sabem que ele costuma ter acessos de raiva.

Acesso também pode ser a admissão em relação a alguma organização ou instituição. Ex: As suas notas eram muito baixas, e por isso o seu acesso à universidade foi negado.

Também pode significar uma entrada, comunicação (entre duas áreas) ou caminho. Ex: Ele chegou atrasado porque o acesso principal para a sala de concertos estava impedido.

Um bom acesso deve facilitar a deslocação de pessoas e viaturas. Ex: A minha avó não pode me visitar porque o meu prédio não tem acessos para pessoas com cadeiras de rodas.

No âmbito da informática, um acesso significa a possibilidade de visualizar ou modificar um documento/arquivo, ou de estabelecer uma conexão à internet. Ex: Não trabalhei nada de manhã porque não tive acesso à internet.

Data de atualização: 14/04/2014.