Significado de Acrílico

O que é Acrílico:

Acrílico é um material resistente, transparente e incolor, classificado como um termoplástico, ou seja, um tipo de plástico que pode ser moldado quando exposto a altas temperaturas.

Na química, o acrílico também é conhecido por polimetil-metacrilato (PMMA) ou por “vidro acrílico”, devido a sua semelhança com este material.

No entanto, o acrílico e o vidro são diferentes em inúmeros aspectos. Por exemplo, os acrílicos são mais leves, menos densos e mais resistentes do que os vidros.

Além de servir para produzir vidros de acrílico, este tipo de plástico também pode ser aplicado em diversos produtos, desde brinquedos, caixas e tintas.

Por ser um termoplástico, o acrílico torna-se um material economicamente viável para a reciclagem. A reciclagem de outros tipos de componentes, como os plásticos termofixos, tem um custo muito elevado, devido a necessidade de usar processamentos químicos específicos.

Saiba mais também sobre o significado de Reciclagem.

A fórmula molecular do acrílico na química é (C5O2H8)n. Este material teria sido desenvolvido em 1928, num trabalho que uniu diversos laboratórios.

No entanto, apenas em 1933 que o acrílico ficou disponível comercialmente, através da empresa norte-americana Rohm and Haas.

Tinta acrílica

É um tipo de tinta sintética solúvel em água, utilizada principalmente por pintores e demais artistas contemporâneos.

A tinta acrílica também pode ser usada para pintar casas, por exemplo, seja do lado interior ou do exterior.

Data de atualização: 02/03/2016.