Significado de Adolescência

O que é Adolescência:

Adolescência, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o período que se estende dos 10 aos 19 anos de idade.

O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria também consideram como adolescentes os indivíduos que se encontram nessa faixa etária.

Já o Estatuto da Criança e do Adolescente define adolescência como o período compreendido entre os 12 e os 18 anos de idade.

A palavra "adolescência" tem origem no latim, onde ad = "para" e olescere = "crescer". Portanto, adolescência significa literalmente "crescer para".

O conceito de adolescência não engloba apenas transformações físicas, mas também todo o processo de mudança e adaptação psicológica, familiar e social a essas transformações.

Fase Inicial da Adolescência (10 - 14 anos de idade)

É normalmente nessa fase que começam as mudanças físicas, geralmente marcadas por uma aceleração repentina do crescimento, seguida pelo desenvolvimento dos órgãos sexuais e das características sexuais secundárias.

O início da adolescência também é caracterizado por mudanças internas profundas. O cérebro, por exemplo, passa por uma grande aceleração do desenvolvimento elétrico e fisiológico.

As células cerebrais podem praticamente duplicar o seu número no espaço de um ano, ao passo que as redes neurais são radicalmente reorganizadas, causando um impacto sobre a capacidade emocional, física e mental.

O desenvolvimento físico e sexual mais adiantado da menina, que, em média, entra na puberdade de 12 a 18 meses mais cedo do que o menino, reflete-se em tendências semelhantes no desenvolvimento cerebral.

O lobo frontal (parte do cérebro que governa o raciocínio e as tomadas de decisão) começa a se desenvolver durante a fase inicial da adolescência.

Como esse desenvolvimento começa mais tarde e é mais prolongado nos meninos, sua tendência a agir de forma impulsiva e a pensar de forma acrítica permanece por mais tempo do que as meninas.

Esse fenômeno contribui para difundir a percepção generalizada de que as meninas amadurecem mais cedo do que os meninos.

Fase Final da Adolescência (15 - 19 anos de idade)

Nessa fase, as principais mudanças físicas já ocorreram, embora o corpo ainda se encontre em desenvolvimento. O cérebro continua a desenvolver-se e a reorganizar-se, e a capacidade de pensamento analítico e
reflexivo é bastante ampliada.

No início dessa fase, as opiniões dos membros do seu grupo ainda são importantes, mas essa influência diminui à medida que
o adolescente adquire maior clareza e confiança em sua própria identidade e em suas opiniões.

A atitude de enfrentar riscos diminui na fase final da adolescência, à medida que se desenvolve a capacidade de avaliar riscos e de tomar decisões conscientes.

É durante essa fase que os adolescentes ingressam no mundo do trabalho ou avançam em sua educação, estabelecem a sua própria identidade e sua visão de mundo e começam a participar ativamente na organização do mundo ao seu redor.

Data de atualização: 17/11/2014.