Significado de ADSL

O que é ADSL:

ADSL é uma sigla do inglês ​Assymetrical Digital Subscriber Line ("Linha Digital Assimétrica para Assinante", em português), ou seja, uma tecnologia que permite o uso da linha telefônica para a transmissão digital de dados em alta velocidade.

Este é um dos modelos mais utilizados no Brasil para conexão à internet, por possuir uma velocidade de acesso veloz e preços relativamente baixos.

Antes da popularização das conexões ADSL, ainda nos primórdios da disseminação da internet no Brasil, os acessos à rede mundial de computadores eram feitos através de ligações dial up, conhecidas como "conexões discadas". Estes tipos de ligações eram muito lentos, suportando apenas 56 kbps (kilobites por segundo), além de deixar a linha telefônica que estava sendo utilizada ocupada e inutilizada para receber ou realizar ligações.

A tecnologia ADSL, no entanto, existe desde 1989 como uma alternativa para melhorar a qualidade das conexões de internet, tornando-as mais velozes, e desocupando a linha para chamadas telefônicas.

Atualmente, existem duas principais variações desta tecnologia: o ADSL, ADSL 2+. A grande diferença entre as duas tecnologias de transmissão de dados está na taxa de download. Enquanto que a ADSL permite até 8 Mbps (megabytes por segundo), a ADSL 2 e 2+ chega aos 24 Mbps, porém sem alterar a taxa de upload para ambas, de 1 Mbps.

Estes são ganhos de velocidade que podem chegar aos 3557,14%, em relação a conexão através de um modem de 56 kbps (a antiga "conexão discada").

Data de atualização: 18/12/2014.