Significado de Adutora

O que é uma Adutora:

Adutora é um substantivo feminino que indica um canal ou conjunto de tubos que fazem o transporte de gases ou líquidos.

Uma adutora é uma estrutura que faz parte da rede de abastecimento de água, tem o objetivo de transportar água que esteja em um reservatório até ao local onde vai ocorrer o seu tratamento. Também pode fazer o transporte da água entre dois reservatórios, que vão abastecer um determinado lugar.

Na língua portuguesa, o verbo aduzir significa trazer. Assim, uma estrutura adutora serve para trazer alguma coisa. Por exemplo, uma adutora de água, traz água para uma localidade.

Adutora do Agreste

Adutora do Agreste é um conjunto de tubos que faz o transporte de água, que tem início em Arcoverde e abastecerá 68 municípios com água do São Francisco. A sua construção começou em 2013 e quando terminar, terá aproximadamente 1.300 quilômetros de extensão e beneficiará cerca de 2 milhões de pessoas. Será um dos maiores sistemas integrados de abastecimento de água do mundo.

Adutora do Algodão

A adutora do Algodão é uma estrutura de captação e transporte de água do rio São Francisco para regiões que sofrem de seca ou passam por períodos de estiagem no Sudoeste da Bahia. A primeira etapa foi inaugurada em 2012 e beneficiou aproximadamente 110 mil pessoas.

Cadeira Adutora

A cadeira adutora é um aparelho de musculação, usada para exercitar o músculo adutor (parte interna das coxas). Também pode ser conhecida como cadeira abdutora, porque também exercita os músculos abdutores (parte externa da coxa).

Data de atualização: 02/10/2014.