Significado de Aeon

O que é Aeon:

Aeon, também conhecido por éon, eão ou eon, é um termo utilizado para designar “o que é para sempre”, um período longo de tempo ou a eternidade.

Esta palavra se originou a partir do grego αἰών (aión), que pode ser traduzido como “tempo de vida”, “força vital”, “geração” ou “eterno”.

É um termo bastante utilizado na geologia, cosmologia e astrologia para representar o período de um bilhão de anos, correspondendo a escala de tempo geológica que compõe a história do planeta Terra.

Aeon no Gnosticismo

Na mitologia gnóstica, os aeons são conhecidos por serem entidades divinas, normalmente em pares (masculino e feminino, denominados por sizígias) e que existem no Pleroma, um “espaço de luz”.

O conceito dos Aeons foi desenvolvido por Valentim, um dos principais teólogos gnósticos durante o cristianismo primitivo.

Existem diferentes sistemas gnósticos e hierarquizações dos Aeons, mas todos apresentam características bastante marcantes a respeito das definições plantônicas, cristãs e mitológicas.

Um dos grandes defensores e seguidores dos conceitos de Aeon foi o ocultista britânico Aleister Crowley, fundador da doutrina filosófica da Thelema.

De acordo com esta doutrina, os Aeons seriam as diferentes Eras que a humanidade passaria em períodos específicos. Cada Era, ou melhor, cada Aeon seria representado por uma divindade.

O primeiro Aeon foi a deusa Nuit ou Ísis, que representou a dominação e poder da maternidade. O segundo aeon seria Osíris, que marcou o início do patriarcado na humanidade.

Segundo Aleister, o terceiro aeon pertence ao deus Hórus e começaria em 1904, com a criação da doutrina do Thelema.

Cada aeon, supostamente, passaria por três fases: a gênese, o apogeu e a decadência.

A gênese é quando ainda se apresenta em sua forma embrionária; o apogeu é quando alcança o ápice da sua maturidade; e a decadência é quando começa a atingir pouca influência cósmica entre os seus seguidores.

Saiba mais sobre o significado de Gnóstico.

Aeon Flux, o filme

Aeon Flux é um filme de ficção científica norte-americano lançado em 2005, dirigido por Karyn Kusuma.

O enredo se passa no ano de 2415, quando toda a população da Terra foi exterminada por um vírus.

Apenas um pequeno grupo de sobreviventes resiste sob a proteção de uma cidade murada. A agente especial Aeon Flux tem o objetivo de liderar uma missão para proteger o local de ataques do próprio governo.

Data de atualização: 30/06/2015.