Significado de Aerodinâmica

O que é Aerodinâmica:

Aerodinâmica é parte da Física que estuda a força do ar sobre os corpos sólidos em movimento e a dinâmica dos fluidos. Ao projetar automóveis e aeronaves, os engenheiros e cientistas tiveram que estudar os princípios da aerodinâmica para criar modelos que suportassem a resistência do ar e mantivessem o desempenho.

Atualmente, praticamente todos os automóveis são projetados tendo em conta a aerodinâmica. No entanto, o desenvolvimento de modelos aerodinâmicos ocorreu nos anos 1950, particularmente nos carros de corrida, pois deveriam suportar altas velocidades e manter a estabilidade. Foram então projetados carros com dianteira mais afilada, semelhante aos atuais carros de Fórmula 1.

O coeficiente aerodinâmico (Cx) é uma indicação importante da capacidade do automóvel romper o ar à sua frente. Quanto menor o valor, maior capacidade de rompimento e menor consumo de combustível. Um valor razoável para carros de passeio é 0,30.

Duas forças básicas atuam na aerodinâmica: o arrasto e a sustentação. O arrasto é a força de resistência gerada quando um objeto se move no ar ou na água, que aumenta proporcionalmente à velocidade e à forma do objeto. Quanto maior a capacidade do objeto de enfrentar a resistência do ar, maior a sua capacidade aerodinâmica.

A sustentação é a força aerodinâmica que se opõe ao peso do objeto permitindo que se eleve e se mantenha no ar. No caso das aeronaves, é o movimento das asas que contribui para a sustentação.

Os submarinos, as pontes e os arranha-céus são outros objetos sujeitos às forças aerodinâmicas.

Data de atualização: 13/06/2013.