Significado de Aerossol

O que é um Aerossol:

Aerossol é a designação dada a pequenas partículas de um líquido ou sólido que estão em suspensão no ar na forma de um gás.

Esta palavra é formada por "aero", que significa "ar" e "sol" remete para uma solução. Ou seja, aerossol é uma solução que está dispersa no ar.

Quanto à pronúncia correta desta palavra é aerossol (como a palavra sol) e não "aerozol".

Muitas pessoas têm dúvidas entre aerossol ou aerosol. Apesar disso, a forma correta é aerossol e não aerosol.

Um aerossol pode ser sólido ou líquido. Aerossóis líquidos são por exemplo: nuvens, neblinas ou desodorantes. Os sólidos são a fumaça e a poeira, por exemplo.

Aerossolterapia

A aerossolterapia consiste na administração de partículas de água nas vias respiratórias. Essas partículas de água podem conter algum tipo de medicação ou não. Este processo ocorre através da nebulização e por isso também é conhecido por esse nome. É muitas vezes usado em pessoas com problemas respiratórios, como por exemplo, bronquite.

Este procedimento serve para hidratar as vias respiratórias ou para auxiliar na eliminação de excreções viscosas ou em casos de inflamações.

No tratamento de aerossolterapia, podem ser aplicados medicamentos como: antibióticos (para combater infeções), mucolíticos (para dissolver secreções), anti-inflamatórios e broncodilatadores (ajudam a abrir os brônquios, facilitando a captação de oxigênio nos pulmões).

Frequentemente os aerossóis são dosimetrados, ou seja, têm um dispositivo que permite dar a dose certa que a pessoa precisa. Um aerossol dosimetrado é muito comum em pessoas com asma.

Aerossol atmosférico

Aerossóis atmosféricos são as partículas sólidas e líquidas que se encontram na atmosfera. Podem ter efeitos diretos e indiretos no clima, como temperaturas mais baixas ou mudanças no ciclo hidrológico. Consequentemente, também podem afetar a saúde do ser humano.

As nuvens são formadas por aerossóis, ou seja partículas. Outros elementos são formados por aerossóis, como por exemplo: fumaça, poeira, neblina, etc.

Data de atualização: 05/09/2014.