Significado de Africâner

O que é Africâner:

Africâner é um idioma falado na África do Sul e Namíbia, com influência direta do neerlandês, uma língua derivada a partir do grupo germânico indo-europeu. O africâner se desenvolveu durante a colonização holandesa em alguns países africanos.

Também conhecido por africanse, africânder ou afrikaans, este idioma é falado predominantemente pelos africânderes (originalmente conhecidos por bôeres), grupo étnico presente na África do Sul e que descendem dos colonos europeus que ocuparam esta região entre os séculos XVII e XVIII, como alemães, franceses e holandeses.

Atualmente, estima-se que existam aproximadamente 15 mil falantes de africâner em todo o mundo. Este idioma é tido como a língua materna de pelo menos 11 diferentes grupos culturais africanos.

A origem desta língua se remonta a partir da interação entre os colonos europeus e os nativos da região, assim como de grupos de asiáticos que foram para a África do Sul como trabalhadores.

O africâner é considerado uma das vertentes do grupo de idiomas germânicos mais fáceis de aprender, devido a simplicidade de sua gramática (mais simples do que o próprio inglês, por exemplo).

Leia sobre a Cultura Africana.

Atualizado em