Significado de Agente infeccioso

O que é Agente infeccioso:

Agente infeccioso é um organismo causador de infecções. É também chamado de agente patógeno (do grego pathos, “doença” e genos, origem”).

O agente infeccioso está presente em nossos ambientes, são os vírus, bactérias, fungos, protozoários e uma série de outros microrganismos patogênicos causadores de infecções.

Para uma doença se manifestar o agente infeccioso precisa vencer algumas barreiras naturais dos organismos. Essas barreiras são a defesa invisível e vigilante, capaz de combater e destruir o agente infeccioso é o sistema imunológico ou sistema imune.

A transmissão de um agente infeccioso pode ser passada para nosso organismo de diversas formas: respiratória, salivar, fecal-oral, sexual, placentária, ou através dos agentes etiológicos que são os organismos causadores de doenças de origem parasitológicas como a malária, a raiva, a filariose, a doença de chagas, entre outras, que são transmitidas por animais hospedeiros do agente.

A infestação por um agente infecioso pode ser combatida pela prevenção, com a imunização através do uso da vacina, constituída de antígenos modificados, mortos ou atenuados, potentes para estimular a produção de anticorpos e a aquisição das células de memória, que constituem a imunização artificial contra a doença.

Data de atualização: 07/01/2014.