Significado de Agente

O que é Agente:

Agente é aquele que age, que opera ou atua, é o que pratica a ação.

A palavra agente tem diversas definições conforme o enfoque em que é empregada. Ex.: Agente químico é o corpo que provoca uma reação sobre o outro. Agente administrativo é aquela pessoa encarregada dos negócios de outrem, é o intermediário – agente de seguro, agente imobiliário etc. Agente público é o promotor, o delegado, o procurador e o agente de polícia.

Agente da passiva

Agente da passiva é o complemento da frase constituído pelo agente da ação verbal na voz passiva, ou seja, o que pratica a ação sofrida ou recebida pelo sujeito. Geralmente é introduzido por uma preposição. Ex.: A filha é educada pela mãe.

Agente etiológico

É o organismo causador de uma doença, podendo ser, um vírus, uma bactéria, um fungo, um protozoário etc. O termo é usado em Parasitologia para designar um agente causador de uma doença. Ex.: a doença de chagas, em que o agente causador é o Trypanosoma cruzi.

Agente infeccioso

Agente infeccioso é um agente causador de infecções, que penetram no corpo através de vírus, bactérias etc., que vencem as barreiras naturais do organismo. Penetram pela saliva, pela respiração, pela placenta etc. Ex.: gripe.

Data de atualização: 10/01/2014.