Significado de Ágio

O que é Ágio:

Ágio é o termo utilizado para nomear o valor a mais que é cobrado sobre determinada mercadoria ou operação financeira, também conhecido por juro ou lucro, dependendo da situação em que for empregado.

Bastante comum na linguagem financeira, a palavra ágio está presente diariamente na vida dos cidadãos, sendo uma das principais responsável pelo endividamento das famílias brasileiras, por exemplo.

Quando alguém compra um produto em parcelas, normalmente são cobrados juros mensais sobre cada prestação, causando uma diferenciação entre o valor à vista da mercadoria e o preço total pago no final do parcelamento. Está diferença entre os valores é chamada de ágio, ou seja, o dinheiro adicional que foi cobrado pelo produto na forma de juros.

Outro exemplo didático de como o ágio pode ser aplicado pode ser visto nos processos de leilões. Quando determinada peça vai à leilão, ela é adquirida e ofertada por um valor mínimo. Quando este valor é ultrapassado, todo o montante restante é considerado ágio do produto. Neste caso, o termo ágio está relacionado com o lucro.

Ágio ainda pode ser a diferença da cotação da moeda de um país em comparação a de outro.

Ágio e deságio

Enquanto que o ágio é o montante adicional que se paga sobre o valor de uma mercadoria ou operação financeira, o deságio é quando determinado produto é adquirido abaixo do preço de mercado.

Em outras palavras, o deságio é a diferença entre o valor de mercado e o valor da aquisição do produto, quando este é inferior ao do mercado.

Data de atualização: 20/03/2015.